sábado, 17 de outubro de 2009

Marcha Reversiva

Hoje eu corri 1 km de costas ao final do meu treino. Não sei se isso vai fazer parte da minha rotina mas achei interessante. Minha idéia inicial é ativar outros músculos que são menos exigidos na corrida tradicional. Encontrei essa matéria que fala um pouco sobre isso.......

Marcha Reversiva: uma nova modalidade
Por Yara Simões

David Ramos é um dos praticantes de MR
David Ramos é um dos praticantes de MR
Foto: Arquivo pessoal
1
Você já ouviu falar em Marcha Reversiva (MR)? Se sim, é um dos poucos, afinal, esta é uma modalidade nova e pouco difundida no Brasil. Mas nem por isso ela é difícil de ser compreendida. A MR nada mais é do que caminhar ou correr de costas.

Tudo começou quando o professor de Educação Física e Fisiologista, Pablo David Galleto Ramos, foi atropelado. Ele tinha 17 anos quando se acidentou durante um treino de ciclismo. A partir de então, ele começou a estudar para sua reabilitação. Foi tentar caminhar quando sentiu fortes dores no joelho. “Sem pensar virei e comecei a descer de costas. E, para minha surpresa, meu joelho não doeu. A partir deste momento todas as ruas eu comecei a descer de costas”, afirma o professor.

De forma inusitada Pablo começou a praticar a atividade. Mas, segundo ele, sofreu muitas críticas. “Ainda hoje existem pessoas que falam que correr para trás atrasa a vida, morre a mãe e outras crendices populares”. Mesmo assim, o esportista decidiu continuar e para isso foi estudar mais sobre o assunto. Os resultados foram duas especializações sobre a importância da Marcha Reversiva na vida das pessoas.

A professora de Educação Física, Layla Christina de Oliveira Silva, é outra praticante de MR. Ela começou o esporte por curiosidade há dois anos e não parou mais. “Tinha dores no joelho que passara com a MR. Além disso, minha coordenação motora e o condicionamento físico melhoraram bastante”, afirma.

De acordo com especialistas, correr ou caminhar de costas traz muitos benefícios aos seus praticantes. Entre eles, pode-se citar a melhoria na postura, fortalecimento e alongamento da musculatura, melhoria na circulação sanguínea, queima elevada de caloria, intensificação da vida sexual, fortalecimento do quadríceps e redução do impacto sobre as articulações. A MR é indicada para todas as idades, desde crianças até idosos. Só deve ser evitada por quem sofre de labirintite e hérnia de disco.

Hoje a MR já tem até competição. A primeira delas foi em novembro de 2005 e a segunda, em novembro do ano passado. Ambas em Jundiaí, interior de São Paulo. “Essas competições, além de mostrar os benéficos da MR nos esportes, também está apresentando para o Brasil uma nova modalidade esportiva”, diz Pablo. “Esse é o ponta pé inicial para muitos outros eventos, tendo como objetivo a modalidade entrar para as Olimpíadas”, completa.

Nenhum comentário: