domingo, 2 de março de 2008

Abertura Corpore

Hoje o Circuito Corpore 2008 começou mostrando que vai estar lotado, muito prestigiado pelo público , com novos patrocinadores, mas também já mostrou falhas.


Montei a tenda ontem e hoje as 5:30h estava lá para terminar de arrumar as coisas. O dia que estava clarendo mostrava que seria quente e o Sol já reluzia seus primeiros raios, avisando aos menos preparados que não os perdoaria durante as provas que iriam acontecer em pouco mais de duas horas.

Lá pelas 6 e pouco dei uma volta pelas tendas , encontrei algumas pessoas conhecidas , entre elas o Chulim, que está voltando de uma cirurgia no joelho, a Lilan, o Luis que não falava há bastante tempo, etc.

Meus alunos chegaram a partir das 7:30h, quando fiquei sabendo que apenas o portão da entrada principal da USP estava aberto, ou seja, muita gente parando o carro lá na marginal e arrredores pois não conseguiam chegar perto da USP. Não é possível realizar um evento com mais de 15 mil pessoas e ter apenas um único acesso. Falha imperdoável.

Nisso o "clima" da corrida já estava do jeito que qualquer corredor gosta, muvuca, música, gente bonita, muito blá, blá, bla, etc. O pessoal da corrida dos 12 km largou as 8 horas e dos 5 km as 8:30h. Nas duas provas, muita, muita gente, o que desagradou também muuuuuita gente. A corpore precisa rever essa questão, eu não diria que vai perder inscrições , mas vai estar oferecendo um produto menos elogiado e mais problemático. Meus alunos mesmo mostraram grande insatisfação com a dificuldade de correr devido a número excessivo de participantes.

A minha prova em sí foi muito boa, larguei preocupado em não perder muito tempo no primeiro km, fui costurando um pouco para achar o "meu espaço" e lá pelo km 2 já dava para correr melhor. Corri forte até o segundo km, dei uma diminuida no terceiro, e nos dois últimos me esforçei um pouco mais. Tinha intenção de correr abaixo de 5' o km, mas já no segundo km percebi que dava para fazer bem melhor que isso. Não corri olhando muito para os lados nem para ninguém, me concentrei bastante no relógio e no que era possível ser feito, considerando que não realizei treinos de velocidade, mas sendo uma prova curta dava para aproveitar minha perda de peso e um pouco de força a mais que adquiri na academia para fazer um bom tempo. Terminei em 21'18'' , num ritmo médio de4'15'' o km. Fiquei em 208 de 4536 no geral e em trigésimo de 312 na minha categoria.

Terminei cansado mas feliz, com as pernas ótimas, só a respiração e os batimentos cardíacos que tiveram que ser acalmados em 2 ou 3 minutos. Peguei meu kit e fui para a tenda esperar o pessoal. Os corredores dos 12 km já estavam começando a chegar e em meia hora já tinhamos milhares de pessoas novamente na arena, nas tendas, em volta do palco e claro, todo mundo contente e falando sobre a prova. O som estava muito bom, um conjunto que tocava de tudo um pouco, com predomínio do Jota Quest.

Fiquei um pouco por lá até o pessoal ir embora. O Emmanuel, o Fernando e o Zé Paulo me ajudaram a desmontar tudo e colocar no carro. De lá fomos para uma padaria na Corifeu tomar um pouco de leite, afinal corredor tem que se hidratar. Cheguei em casa perto das 13 h, com meus papéis realizados. De professor e de corredor.

Foi uma manhã excelente, um dia lindo, um céu azul, um Sol que apesar de castigador para quem corre nos dá a energia que precisamos para viver diariamente, pessoas agradáveis que acordam cedo com um único objetivo. Divertir-se utilizando o próprio corpo como instrumento para isso, divertir-se com as outras pessoas, conversar , trocar informações e experiências, ou seja, tornar-se mais feliz.

Um abraço

Luís Augusto

Um comentário:

Issao disse...

Grande Luis, parabéns, ótimo tempo!

Parabéns pela equipe também!

Abs, Issao