sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

São Silvestre 2010

Essa foi minha 11.a edição consecutiva. Apesar do pouco treino no ano fui pra Paulista e corri ( Em dezembro corri um único dia, dia 12/12, 5 km ). Foi difícil correr despreparado mas concluí heroicamente, sem andar.

Cheguei na Paulista cedo, em torno das 15h , para dar aquela perambulada, ficar vendo o povo, encontrar pessoas, se divertindo com as fantasias, enfim, aquela muvuca que todos já conhecem.
Já houve edições em que o calor estava bem pior, mas a temperatura estava longe da ideal e acredito que a grande maioria, assim com o eu, esperava pela chuva.
A largada , agora sem os gradis, diminui o aperto da massa humana e ao meu ver facilita um pouco a largada. Até o pórtico deve ter dado uns 10'. Saí num ritmo bem tranquilo ( até porque não havia opção). Iniciei a corrida com o Fernando e a princípio seguiria com ele até o final.
Seguimos tranquilos, conversando bastante pela Consolação, Ipiranga, São João e Minhocão. No final do Minhocão, no km 6, já percebi que não seria fácil o término da prova e que o Fernando iria sentir também. Passamos pelo Memorial, alí perto umas 3 ou 4 casas esguichando os corredores, subimos o viaduto e caímos na parte chata do percurso, perto do km 8. É o meio da prova e para o ritmo que já não era dos melhores despencar foi rapidinho. Apesar da minha experiência, achei melhor obedecer mais o corpo do que a mente e diminuir um pouco. O Fernando foi ficando, desejei-lhe um feliz Ano Novo e segui um pouco mais rápido. Chegando no km 9 já começei a contagem regressiva, "faltam duas voltas no lago ", já que aqui em casa cada volta tem 3 km. Passei o km 10 com quase uma hora de prova. O calor estava forte e tirei a camiseta para tentar aproveitar um pouco da brisa que por vezes soprava em meu corpo.

Aproveitei os últimos 5 km para tentar pensar um pouco sobre o ano de 2009, as coisas que aconteceram, os erros que não pretendo cometer novamente, as promessas para 2010, as atitudes que tenho que ter para melhorar em alguns aspectos, o lado positivo do trabalho em 2009, etc.
Chegando ao Viaduto do Chá sempre tenho a sensação de que a prova já terminou. E terminou mesmo, os últimos 3 km são de pura emoção e superação. A Brigadeiro, como sempre disse, não é nada disso. Tem inúmeras corridas por aí com subidas piores que aquela, mas tudo bem, faz parte da propaganda dizer que a Brigadeiro é isso, que a Brigadeiro é aquilo, então vamos lá, vamos "fingir" que ela é um monstro a ser derrubado. E mais uma vez a venci com bastante maestria. Ritmo constante, sem ofegar e nem desanimar com tanta gente andando. Chegando lá em cima passei pela Lúcia e pela Débora e entrei na Paulista.

Esses poucos metros que separam o corredor do pórtico de chegada são sem dúvida nenhuma algo diferente. Quem já correu a SS sabe do que estou falando.

Se você que está lendo esse pequeno relato e nunca passou por isso, a única coisa que deve fazer para se sentir um ser especial (além de não escutar o locutor que eu não sei quem é, mas é sempre o mesmo; horrível, desinformado e mal educado) é olhar para os lados, escutar os aplausos, a gritaria, as pessoas mexendo com você, a alegria dos corredores, corredores já se cumprimentando mesmo antes do final, aquela avenida lotada de gente, é muito bom. Dê tchauzinhos que todos serão retribuidos. É muito, muito legal, é uma chegada realmente especial.

E não choveu

Um abraço
Luis Augusto



3 comentários:

FERNANDO disse...

Pois é Luis,mais uma vez foi um prazer começar e ir até a metade da prova com voce,quando cheguei no nono e vem aquela subidinha eu já estava sentindo que iria começar a corrida de verdade,rsrsrs,ai andei sempre acho que não deveria abrir esta brecha para meu corpo,mas também penso que não o treinei para isso,dali vi voce indo embora e torci para que fosse bem.Eu fiquei intervalando até o final da prova,que desta vez fiquei um pouco apreensivo porque no km 14(ainda bem no finalzinho)senti umas contraçoes fortes na coxa esqurda,fiquei com medo de travar,mas acabei "bem",bem acabado e quem sabe a proxima te acompanho,até lá vamos trabalhar nossos sonhos...valeu!!!

Marcos Sanches disse...

Essa foto aí da São Silvestre foi de dar saudades...

Anônimo disse...

Ola, encontrei seu blog e adorei ler a sua emoção da SÃO SILVESTRE!Vou correr este ano pela primeira vez.Nunca havia corrido na minha vida, comecei ha um ano.Tenho participado de algumas provas, mas com certeza esta á a mais especial de todas. Estou escrevendo no meu blog sobre meus treinos e tudo o que irá rolar lá tambem. Adorei seu espaço. Um abraço.Márcia