quarta-feira, 14 de maio de 2008

Futebol X Saúde

Normalmente dizemos e escutamos que correr grandes distâncias e maratonas não fazem bem a saúde. Eu mesmo já ganhei algumas dores e desconfortos em treinos longos e maratonas. Mas nada como as últimas dores que adquiri jogando bola. Voltei a jogar há seis semanas e de lá pra cá, só problemas.
Quando começei a correr e joagava futsal tive um problema no joelho, e o dianóstico de um médico esportivo me garantiu que eu não poderia correr mais do 10 ou 15 km. Ao invés disso, parei de jogar bola e começei a correr muito. Fiquei muitos anos sem nenhuma dor, que só retornou em 2003, três semanas antes da Maratona de Blumenau. Corri com dor mesmo e bati meu recorde pessoal. Depois dessa prova fiquei dois meses parado. Nunca soube exatamente o que tive, mesmo tendo feito tudo quanto é exame. Depois disso só tive uma fascite plantar no início desse ano que curei rapidamente.
Voltando aos dias de hoje, tive fortes dores na coluna 4 semanas atrás que passaram com relaxantes e descanso. Era só um problema muscular. Ontem saí do campo já com dores e no meio da noite tive que ir para o PS. Não estava conseguindo nem mexer os braços. Depois de examinado e radiografado, não há nada de errado em termos ósseos, de novo, um problema muscular, entorse na coluna. Nunca senti dor semelhante. Passei o dia com muita dor e sem posição para sentar ou deitar. Bom, não dá para continuar assim , conviver com uma dor que me impede de ir trabalhar no dia seguinte dadiversão. Uma pena, mas acho que vou abandonar o campo e principalmente o social que o futebol estava me trazendo. estava jogando com uma turma que conheço desde o colegial , portanto , algo em torno de 25 anos de convivência.
Tenho três provas programadas nas próximas 4 semanas, vamos ver quanto tempo vou ficar de molho.
No meu caso, é evidente que correr maratonas é menos prejudicial do que um futebolzinho de terça-feira a noite.
Um abraço
Luis Augusto

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá meu amigo Luis muito boa essa sua questão no seu blog sobre futebol x saúde, para mim no meu entender eu acho que não dar para consciliar os dois esportes, vou explicar pq: Quando entrei para as corridas para valer no ano de 2001 eu tinha decidido a voltar a correr e vi um anuncio na TV sobre a MEIA INTERNACIONAL DO RJ e assim tão logo eu fiz a minha inscrição e faltando um mês para a MEIA os meus colegas do quartel me chamaram para uma partida de futebol e assim eu inocente fui, num determinado lance de dividida de bola com meu colega as duas pernas se chocaram eu cai imediatamente não conseguindo se levantar e me levaram para o hospital eu sentindo muitas dores e foi tirada radiografia da minha perna e ainda bem que não tinha acontecido nada graças a Deus só uma luxação e eu tive a infelicidade de ser atendido por um ortopedista não voltado para o exporte e o mesmo tinha me falado o seguinte que era para tomar antiflamatório durante uma semana, colocar 3 vezes gelo no local e ficar TRÊS meses sem fazer nenhuma atividade física eu pensei logo comigo esse médico deve estar maluco, como pode isso e assim eu fiquei de repouso e chegou o grande dia da MEIA eu não pensei duas vezes fui correr assim mesmo sentindo dores e terminei a minha primeira meia com muito entusiasmo e não acreditava no feito que tinha feito e a partir de 2001 eu tomei uma decisão de não jogar bola mais ou seja vc vai jogar com boas intenções mais muitos colegas não querem nem saber sai atropelando as pessoas e outras coisas nem todos os campos tem o piso regular e já vi muitas pessoas torcendo os pés por causa deles. Meu amigo eu sei que jogar bola é muito bom, mais acho que vc tem que decidir qual o esporte que quere praticares.
Olha tem uma promoção no site www.ativo.com sobre corrida com inscrição gratuita da MIZUNO, mais detalhes veja no meu blog.
Lhe desejo boa recuperação e que faça ótimas corridas.
JC
www.jmaratona.blogspot.com

Marcos Sanches disse...

Fala Luisão! Te cuida cara! Eu não pensei que o futebol pudesse causar tudo isso. Pelo visto é melhor vc ficar mesmo somente com suas corridinhas e encontrar a galera do futebol depois do jogo rs. Pelo menos você é corredor né, eu imagino que pelo visto, se vc nao fosse corredor ia ter o mesmo problema e ter que ficar parado... Ou começar a correr...
Melhoras!!!

Abracos - Marcos