quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Bactéria Destruidora

Copiei essas noticias do blog do Rodolfo Lucena. Justamente essa semana fui perguntado sobre ultramaratonas...... e sobre quem são esses "loucos" que correm esse tipo de prova .........

Tragédia envolve ultramaratona na França
Bactéria destruidora

Na 16ª etapa da Transe Gaule, uma ultramaratona de 1.166 quilômetros que corta a França e é disputada em 18 etapas, estourou uma bolha no pé esquerdo de Chiu Shu-jung, 51, experiente corredora de Taiwan.

Ela não deu muita bola e seguiu em frente até a etapa final, no dia 30 de agosto, concluindo a exaustiva prova em segundo lugar no feminino, 17º no geral, fechando em um total acumulado de 125h07min24.

Pouco depois, teve de ser hospitalizada por causa de fortes dores em seus pés. Ela já estava com infecção adiantada nos pés e teve de ser transferida para um hospital em Montpellier.

Atacada por uma bactéria conhecida como "comedora de carne", a corredora foi vítima de fasciite gangrenosa. Foi submetida a sucessivas operações e acabou por ter sua perna direita amputada, no dia 31 de agosto, assim como parte do pé esquerdo, em cirurgia no dia seguinte. Segundo o boletim médico, as amputações foram necessárias para evitar que a infecção se espalhasse.

Ela está sendo mantida em coma induzida e, segundo o último boletim médico que vi (do dia 16 de setembro), seu estado, apesar de grave, como se pode imaginar, é considerado estável.

Chiu, de 51 anos, tem dois filhos e é uma das grandes ultrmaratonistas do planeta. Integra a equipe nacional de Taiwan para provas de 24 horas e, no ano passado, classificou-se no 40º lugar no geral na conhecida Spartathlon (corrida de 246 km de Atenas a Esparta).

"Nunca pensei que fôssemos sofrer tanto", disse o marido de Chiu, Lu Hua chieh, que pela primeira vez a acompanhou em uma prova. Ele disse esperar que os médicos estudem bem o caso para que, no futuro, seja dado um atendimento melhor a corredores que enfrentem situação similar.

Eu só tenho a lamentar uma tragédia como essa. E imaginar se ela não poderia ter sido evitada se os médicos tivessem sido mais rigorosos ou se tivesse sido diferente o tratamento dado a uma simples bolha.

Entrei em contato com o hospital onde a ultramaratonista, conhecida no seu país como Mamãe Ultra, está sendo atendida. Informarei sobre qualquer novidade a que tenha acesso.

Continua estável a situação da ultramaratonista Lu Chiu Shu Jung, que teve as pernas amputadas depois de ser vítima de um violentíssimo processo infeccioso durante sua participação na Le Transe Gaule, prova em 18 etapas que cruza a França.
Como já contei aqui, uma bolha estourada foi o gatilho para ação fulminante de uma bactéria conhecida como "comedora de carne".
O último boletim de saúde emitido pelo hospital onde a atleta de Taiwan está internada, na França, informa que sua condição geral é boa e que ela respira sem ajuda de aparelhos.
Sem não surgirem problemas novos, os médicos dizem que ela poderá ser transferida amanhã ou depois para atendimento em sua pátria.
Um abraço
Luis Augusto

Nenhum comentário: