terça-feira, 30 de dezembro de 2008

São Silvestre - 10 anos

Acho uma marca significativa. Dez anos de São Silvestre representam muito mais do que 10 corridas. Significam uma mudança de comportamento, hábitos, objetivos, prazeres, etc. Foram 10 anos de treinos e corridas nas quais conheci muita gente diferente, participei de diversos grupos e equipes, viajei para diferentes lugares com diferentes pessoas, madruguei centenas de vezes, fui dormir cedo outras centenas, conheci melhor meu corpo e minha mente, me percebi melhor e coloquei algumas pessoas na mesma estrada.
A corrida me levou a uma vida um pouco mais regrada, a comportamentos mais saudáveis, me levou a uma aproximação com a atividade física em si, a entender a sua importância e a sua necessidade. Levou-me de volta a faculdade, me fez ler e estudar e de quebra me levou a conviver com pessoas que sonham como eu sonhava há 20 anos lá na minha primeira graduação. Os meus sonhos continuam vivos, mas já são outros. E a corrida me ajuda muito a mantê-los vivos, pois me mantém com saúde e disposição para literalmente correr atrás deles.
Amanhã então estarei lá, sem compromisso com performance mas compromissado comigo mesmo, com uma aposta de 10 anos atrás que mudou muitos aspectos da minha vida. Acho que há motivos para comemorar. Mesmo não sendo um exemplo de prova em termos de organização e cuidados tão necessários com todos nós corredores amadores, é a São Silvestre, com certeza a prova de rua mais tradicional do Brasil. Mais uma vez sei que vou correr com alegria por estar lá, vou subir aquela Brigadeiro dando risada do marketing que é feito em torno dessa subida e lembrando que nesses últimos 10 anos subi dezenas de outras Brigadeiros muito piores e mais difíceis, mas não passa na Globo....... vou cruzar o pórtico da chegada fazendo pose pra foto, mesmo nunca tendo encontrado foto alguma minha na chegada, vou escutar aquele locutor de sempre falando um monte de besteira de novo, vou me emocionar como sempre. Talvez isso seja o meu principal combustível, a emoção que sinto em cada chegada ( e na largada também ), o choro que às vezes brota de dentro, choro que só eu entendo e que não preciso explicar, pois é meu e quem o vê sabe que não precisa perguntar nada, só compartilhar da emoção.
Amanhã estarei lá, naquela muvuca que muitas vezes critico, mas que tenho feito questão de estar presente nessa última década. Com certeza encontrarei amigos corredores, pessoas que como eu não dispensam um final de ano no qual a corrida que tanto nos faz bem o ano todo estará presente também no último dia. Talvez seja uma agradecimento a ela.
Um abraço e Feliz 2009
Luis Augusto

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Caro amigo Luiz, boa noite parabéns pela conclusão de mais uma corrida para seu curriculo que deve ser invejável, correr 10 anos a mesma prova e conquistar o que vc conseguiu não é mole não Parabéns!!!
E com certeza todas as medalhas que vc conquistou da S.Silvestre tem um valor muito grande, toda vez que vc olhar para elas, vc vai lembrar em primeiro lugar que DEUS existe, vc vai lembrar de quanto vc suou para chegar aí onde vc esteve, vc vai lembrar de vários amigos que torceram por vc. Parabéns guerreiro!!!
Que venha novos desafios...

Ahhh eu não corri a S.Silvestre, aliás eu já corri a mesma 4 vezes, eu corri também no último dia uma corrida aqui no Rio de Janeiro de 19Kms, veja lá no meu blog.

Valeu campeão, bom final de semana.

Um forte abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com