sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Atletismo e corrida de rua

Semana passada foi publicado aqui no jornalzinho do condomínio onde moro um texto escrito por mim......
O Atletismo e sua Popularização através da Corrida de Rua


É conhecido e reconhecido por grande parte da nossa população os benefícios que as práticas esportivas podem proporcionar a seus praticantes. A atividade física tem demonstrado possuir efeitos positivos em muitos aspectos do desenvolvimento da performance motora . Nos últimos anos, muitas pesquisas têm verificado que a atividade física habitual de intensidade moderada associa-se positivamente com um prolongado ciclo de vida em comparação com estilos de vida menos ativos ou sedentários. A atividade física auxilia na melhora da força e da resistência muscular, da mobilidade articular e da resistência aeróbia, ajuda no controle de peso, diminui a depressão, reduz o isolamento social e melhora o bem estar, a auto-imagem e a auto-estima além de manter a autonomia das pessoas e servir de proteção parcial contra doenças coronarianas devido à redução dos estoques de gordura e do peso corporal.
Temos visto um grande aumento de praticantes de corrida de rua, pessoas pelos parques da cidade de São Paulo, pelas ruas, em qualquer dia da semana, independente do clima e do horário. Esse aumento de praticantes despertou o interesse de vários segmentos associados ao esporte.
O mercado destinado a esse público acompanhou a demanda aparecendo uma grande quantidade de técnicos com suas respectivas equipes, e personal trainers, sendo que para isso, é necessária a formação em educação física. A forma de trabalho da maioria dos técnicos é similar: o aluno recebe uma planilha de treinos que pode ser semanal, ou até bimestral e treina alternando dias em que está acompanhado do técnico e da equipe e dias em que treina sozinho. O aparecimento de uma grande quantidade de equipes muito provavelmente influenciou no aumento de corredores nos últimos anos, pois as mesmas oferecem toda uma infra-estrutura importante e necessária (na opinião de muitos) para os corredores, tanto nos treinos como nas provas. De qualquer forma parece que o crescimento do número de corredores era inevitável e que foi simultâneo em relação ao aparecimento das equipes. Inevitável pela necessidade que muitas pessoas estão sentindo de ter uma atividade física freqüente, por necessidades médicas, pelo apelo da mídia em ter um belo corpo e pela valorização da saúde que está em evidência nos meios de comunicação. Hoje qualquer meio de comunicação reserva um espaço para a questão da saúde, do corpo, a melhora na qualidade de vida. Nem sempre esse apelo é da maneira mais correta e nem realizado por um profissional adequado, mas no radio e na TV temos com muita freqüência muitas pessoas falando sobre o assunto. As revistas, principalmente aquelas destinadas ao público feminino apelam mais para a questão estética, provocando um estresse generalizado entre as mulheres para que elas alcancem as formas, pesos e medidas estabelecidas como padrões necessários à felicidade. Mesmo assim, grande parte dos corredores amadores continuam treinando isoladamente, os chamados corredores avulsos, sem pertencer a nenhuma equipe, principalmente devido ao custo que isso acarreta em uma modalidade esportiva que a princípio tem um custo muito baixo. Salvo algumas exceções, o custo para um atleta pertencer a uma equipe varia entre 80 a 150 reais mensais, salvo poucas exceções.
Existe também um grande investimento na modalidade por parte dos fabricantes de implementos. Os principais fabricantes de tênis investem alto em tecnologia, conforto e prometem equipamentos seguros. Os mesmos fabricantes também investem em shorts, camisetas, meias, desenvolvendo tecidos adaptados ao esporte e prometendo melhora de qualidade e performance.
Hoje existem quatro revistas especializadas em corridas de rua nas bancas, sendo que há quatro anos havia apenas uma. Elas trazem informações sobre provas que já aconteceram, que estão por vir, entrevistas e normalmente matérias relativas à nutrição, fisiologia e até sugestão de treinos.
A televisão aberta, apesar de muito timidamente, também tem sua participação, já que incentiva e transmite quatro importantes provas do calendário brasileiro. Já nos canais por assinatura é possível assistir a um número maior de provas de rua, provas que chegam ao numero impressionante de 30.000 a 50.000 corredores como, por exemplo, as Maratonas de Chicago, Nova Iorque, Londres, Berlin, além de revezamentos com até 80.000 participantes no Japão. O Japão é um caso atípico, pois são realizadas cerca de 120 maratonas individuais e 350 maratonas de revezamento por ano.
Hoje existem vários sites e fóruns na internet destinados aos corredores amadores, nos quais é possível obter um grande número de informações a respeito do assunto, fazer inscrições on line, tanto para provas nacionais como para provas em outros paises. É possível comprar equipamentos específicos como monitores cardíacos, suplementos alimentares, roupas adequadas, gps e cronômetros.
Agências de viagem se especializaram em viagens destinadas às corridas de rua, oferecendo pacotes específicos para determinadas provas no Brasil e em outros países.
Como podemos perceber, existe grande incentivo à prática da corrida de rua, uma mídia que está empurrando muita gente que nem imaginava praticar a corrida, segmento que promete aumentar ainda mais trazendo milhares de pessoas as ruas das grandes cidades e um grande lucro aos segmentos envolvidos.

No próximo mês continuaremos a abordar esse assunto e falaremos também sobre outros benefícios que a corrida de rua pode nos trazer.

Luis Augusto Vasconcellos
Biólogo e professor de Educação Física





4 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amigo Luis meus parabéns pela matéria que vc escreveu e saiu no jornal do seu condomínio, quer dizer que vc ta dando uma de escritor né, olha continue assim forte e escrevendo mesmo, pq através do exemplo que vc é vc vai incentivar os moradores do seu prédio sair da vida sedentária e ir para o atletismo, meus parabéns!!!
Amigo vc conhece a cidade de Piranguinho no Sul de Minas se não compareça no meu blog e veja lá o relato da corrida que eu participei neste domingo.
Bons treinos...
www.jmaratona.blogspot.com
Um abraço,
JORGE

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Amigo Luis realmente foi uma aventura mesmo que fiz e em breve espero fazer outra para conhecer mais corredores, obrigado e quanto ao pódio eu reclamei sim mais vi que estava levando para outro lado então resolvi deixar para lá eu não ia me sujar por causa de um troféu né e se não veio dessa vez na próxima virá, mais a cidade lá é linda...
Um abraço,
Bons treinos...
www.jmaratona.blogspot.com
Um abraço,
JORGE

Anônimo disse...

Olá, achei seu blog fazendo uma pesquisa sobre atletismo e gostei...inclusive vou add ao meu, o lucy-justrun.blogspot.com que tb fala sobre corridas.
Muito bacana essa sua iniciativa de incentivar o esporte...parabéns por ter saido no jornal do condomínio...quem sabe daqui amanhã vc não estará com uma coluna no mesmo jornal falando de atletismo.. o que tem um leque imenso de assuntos pra tratar.

Se quiser dá uma passadinha por lá..
abraços

Anônimo disse...

Aprendi muito