domingo, 27 de setembro de 2009

Meia Maratona das Pontes

Acabei correndo. Depois de muita dúvida e felizes coincidências em conseguir duas inscrições de última hora ( obrigado Luiz e Evencio ) eu e o Zé Paulo nos perfilamos para a largada da primeira edição da Meia Maratona das Pontes. Foi o debute do Zé Paulo na distância.
Ainda meio sem treino adequado para a distância sabia que iria sofrer um pouco mas também sabia que tenho experiência suficiente para correr 21 km e não terminar a prova destruido.
Na largada ficamos conversando com o Bruno Savini enquanto observávamos os atletas de elite se aquecerem. Óbviamente que dentre eles, o Marilson era o destaque.
A idéia era correr entre 5'30'' e 5'40'' o km para terminar entre 1h55' e 2h. Largamos conscientes de que deveríamos ficar nesse ritmo tranquilo para que depois da primeira metade da prova, dependendo do nosso estado poderíamos tentar algo a mais. Mas as oscilações nas marcações dos kms atrapalharam um pouco apesar de eu me conhecer bem e saber que estava correndo entre 5'15 e 5'20. Passamos os 10km em 52'09'', ritmo mais forte do que o combinado mas até alí estava tudo bem. Já tínhamos passado as partes mais difíceis ( eu achava ) que foram os túneis e já estávamos na raia da USP. ( Aliás não entendi o nome da prova, só passamos por uma ponte, melhor dizendo MEIA ponte, já que largamos do MEIO da Ponte Estaiada - será que o lance é o trocadilho ? )
Para minha surpresa na separação dos corredores de 10km e dos corredores da Meia, poucos, muito poucos foram para os 10 km, sendo que a grande maioria dos inscritos estavam correndo a Meia mesmo. No km 11 cruzamos com o Marílson, já no km 18 .....eu acho. Aí veio uma parte bem difícil, entramos na Politécnica , Sol a pino, quente mesmo, sem uma sombrinha, primeiro em leve aclive depois descendo um pouco, mas acho que cerca de 3km bem difíceis que minaram minhas energias. Entramos novamente na USP, acho que km 17, estava me sentindo meio mal, um pouco enjoado e senti sangue na minha boca. Fiquei receoso de passar mal e dei uma controlada no ritmo. Veio um pouco de dor de cabeça mas aí já estava no km19 para 20 e fui administrando....... terminamos a prova em 1h51' , um bom tempo para uma distância que não corria há pelo menos 2 anos e meio. Fiquei por lá esperando o pódium que demorou demais............. mas fui embora bem contente e satisfeito com o evento.
Minhas parciais: 5'23'' , 5'07'' , 4'23'' ( erro de marcação ), 5'31'' , 5'16'' , 5'02'' ( erro de novo ) , 5'43'' ( compensou ) , 5'11' , 5'33'' , 4'56'' ( 10 km ) , 4'29'' ( erro mais uma vez ) , 5'56'' ( compensou ) , 5'14'' , 5'16'' , 5'53'' ( ops, de novo ) , 4'43'' ( compensou ) , 1'59'' ( aqui até o Marílson ficou com inveja !!!!! ) , 9'25'' ( estava do lado errado da rua ), 5'28'' , 5'01'' , 5'25'' e 36''.
Ritmo de 5'17 por km
Um dia lindo, um bom início de Domingo , como eu gosto.
O que eu não gostei ?
- falta de informações no site e mesmo no kit. Todo tipo de informação, como o translado, os portões de acesso a USP, um mapa do percurso melhor ( o do site era horrível ).
- Marcação dos kms errada
- Água quente na maioria dos postos
- Atraso de cerca de 20' na largada
- Demora demais na premiação, na hora do pódium não tinha mais ninguém para aplaudir.
- Camiseta e medalha deixaram muito a desejar ( a camiseta do staff era muito mais bonita do que a que recebemos )
- Do preço
O que eu gostei ?
- Do percurso
- De não ter muita gente
- De entrar de graça na Running Show
- De ter mais uma boa alternativa de Meia Maratona em São Paulo
- Da gentileza do Luiz e do Evencio
De qualquer forma foi a primera edição e vamos dar um crédito para uma próxima edição.