sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Envelhecimento

Retirei esse texto do site www.alphavillerunning.com.br. Acho polêmico , da mesma forma que existem estudos que afirmam que a corrida previne o envelhecimento há também artigos que afirmam o contrário.

Agora acho que devemos considerar outros benefícios, não apenas os fisiológicos, que a corrida pode nos trazer. Maior sociabilidade, redução de hábitos não exatamente saudáveis, melhora da auto-estima , visitas a locais diferentes, valorização e reconhecimento do outro, etc.

No meu caso, mesmo que eu morra mais cedo do que deveria ( isso eu nunca vou saber pois não tenho prazo de validade ) acho que esses anos todos de corrida e provas e os anos que ainda estão por vir só me trouxeram e continuarão trazendo benefícios.

CORRER ATRASA EFEITOS DO ENVELHECIMENTO, DIZ ESTUDO


Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que correr com freqüência pode retardar os efeitos do envelhecimento.

A pesquisa analisou 500 pessoas com mais de 50 anos que tinham o hábito de correr, durante um período de 20 anos e comparou a saúde e bem-estar físico desses participantes com um grupo similar de não-corredores.

Depois de 19 anos, os pesquisadores da Stanford University Medical Center identificaram que 34% dos idosos que não corriam haviam morrido, comparados com apenas 15% entre os que corriam com freqüência.

A pesquisa, publicada na edição desta semana da revista científica Archives of Internal Medicine, observou ainda que ambos os grupos passaram a ter mais deficiências físicas com o passar dos anos, mas o início destas deficiências começou 16 anos mais tarde para aqueles que praticavam a corrida.

“O estudo tem uma mensagem que incentiva o exercício. Se você precisa escolher uma coisa para fazer as pessoas ficarem mais saudáveis enquanto envelhecem, seria o exercício aeróbico”, afirmou o professor James Fries, principal autor do estudo.



BENEFÍCIOS

No início da pesquisa, em 1984, os idosos do grupo dos corredores corriam cerca de quatro horas por semana. Depois de 21 anos, o tempo de corrida diminui para 76 minutos semanais.

Segundo o estudo, mesmo com a redução do tempo, os idosos puderam sentir os benefícios da prática do exercício na saúde e a diferença entre a saúde dos idosos corredores e não-corredores foi observada mesmo depois que os participantes passaram dos 90 anos de idade.

Além de diminuir o batimento cardíaco e as mortes relacionadas com problemas arteriais, a prática da corrida também foi associada com uma redução no número de mortes prematuras causadas por doenças neurológicas, câncer e infecções.

Os pesquisadores analisaram ainda os possíveis danos que correr com freqüência poderia causar nos idosos, como problemas nos ossos ou juntas. No entanto, a pesquisa sugere que não encontrou provas de que os idosos corredores tinham mais chances de sofrer com osteoporose ou problemas no joelho do que os não-corredores.

Segundo Fries, os benefícios do exercício físico “são maiores do que o esperado”.

Gordon Lishman, diretor geral do hospital afirma: “Essa pesquisa reconfirma os claros benefícios para pessoas de idade. Exercícios ajudam aos mais velhos a serem independentes e ativos, asseguram um coração saudável, a manter o peso estável, o stress dentro do controle e noites de sono mais tranqüilas”.



Gostaram da matéria ?

Para os que quiserem ler a integra da matéria, acessem http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/7554293.stm


2 comentários:

Marcos Sanches disse...

Fala Luisão!

Eu acredito que a corrida pode aumentar a longevidade por conta da diminuição de certos riscos como ataques cardíacos e tal. No caso dessa pesquisa eles relatam uma média de 4 horas semanais de corrida que diminui para pouco mais de 1 hora por semana, ou seja, com certeza a maior parte dessa galera não treina buscando performance. Para os que treinam muito intensamente, como atletas de elite ou mesmo amadores competitivos, então sim eu acredito que pode ser que seja mais prejudicial que benéfico.

Abraços

Marcos

Jacke Gense disse...

Olá Luis!
Legal te encontrar na prova hoje!!
Sucesso

bjs Jacke