terça-feira, 16 de outubro de 2007

Aclimatação

Há quem defenda a aclimatação para preparação a uma determinada prova. Na minha modesta opinião existem muitas diferenças a serem consideradas. Por exemplo, atletas de ponta como Marily, Ednalva , que nasceram no calor, vivem no calor, treinam no calor e participam de muitas competições no calor estão obviamente com seus organismos já adaptados ou preparados para esse tipo de estresse.

Agora, sugerir que corredores amadores e de finais de semana, pangarés natos corram no calor , é no mínimo uma irresponsabilidade. Lembrando que a matéria que indica esse tipo de treino, é com certeza, lida por esse tipo de público.

Revista O2 Outubro 2007 p.52

Título da matéria: "Chegue com tudo" na coluna "treinamento"

"Calor: A única forma para o corredor não sofrer com desgaste excessivo é fazer uma aclimatação. Nesse caso, o indicado é treinar durante as horas mais quentes do dia. Deixe o treino longo, no sábado, para mais tarde. Comece a treinar as 9h30, desde a primeira semana do treino específico, e avance o horário gradativamente até atingir os horários mais quentes do dia."

Alguém poderia me explicar como se eu tivesse 6 anos, qual o benefício para corredores como eu , em treinar nos horários mais quentes do dia ???

Um abraço
Luis Augusto

Nenhum comentário: