segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fasciíte Plantar

Caramba, depois de 7 semanas de treino, quando o negócio tá engrenando me aparece essa dor......... Na verdade ela já "vinha vindo" de umas duas semanas pra cá. Nessa última semana se agravou. Lí a respeito, conversei sobre o assunto com outros corredores e com um ortopedista. Não tem escapatória, é isso mesmo. Óbviamente que a primeira coisa indicada é o repouso, mas como corredor que é corredor sempre corre com uma dorzinha , vou fazer um tratamento caseiro a base de massagens e escalda pés e continuar correndo. Eu sei que não é o mais correto, mas fazer o que né ?
Azar da Fasciíte que escolheu o cara errado para atrapalhar......
Um abraço
Luis Augusto

5 comentários:

Jacke Gense disse...

Luis!!!
Se cuida rapaz!
Sei que para nós a palavra REPOUSO é uma tortura, mas às vezes é preciso, não é???
Juízo hein!
Bjão!

Anônimo disse...

E aí, Luis Augusto, como anda sua fasciíte plantar?
Curou como ?
Abração
Mário Vaz Pimentel

Luis Augusto disse...

Mario, Tomei um antiinflamatório ferrado por 7 dias e parei de correr por 10 dias. Não melhorei. Fui a um médico que me receitou uma loção a base de capsaucina (pimenta) chamado moment. Falou que eu não precisava parar de correr. Sarei em uma semana e nunca mais senti nada.

Unknown disse...

Sofro com fasciite plantar há dois anos, gostaria de saber que loção é esta a base de capsaucina? É fácil de encontrar?
Abraços,
Nara

Anônimo disse...

MOMENT
Capsaicina / Uso adulto ou em crianças acima de dois anos
Uso externo
- Formas farmacêuticas e apresentações
Creme tópico 0,025%: Bisnaga com 50 g. Creme tópico 0,075%: Bisnaga com 50 g.
- Composição
Cada grama do creme tópico contém: Concentração 0,025% e 0,075%; Capsaicina 0,25 mg e 0,75 mg; Excipientes q.s.p. 1 g.
- Informações técnicas
- Características
MOMENT contém capsaicina, um neuropeptídeo natural, obtido de plantas da família das solanáceas, que produz uma efetiva analgesia seletiva em síndromes de dor localizada, quando usada como droga única ou associada a medicamentos por via oral. A capsaicina afeta a síntese, o armazenamento, transporte e liberação da substância P, principal mensageiro químico dos impulsos da dor periférica para o sistema nervoso central (via eferente). A substância P é liberada nas articulações onde ativa os mediadores da inflamação relacionados com o aparecimento da artrite reumatóide. A capsaicina torna a pele e articulações insensíveis à dor devido à depleção e prevenção do acúmulo de substância P nos neurônios sensoriais periféricos. Com a depleção da substância P nas terminações nervosas, os impulsos da dor não podem ser transmitidos ao sistema nervoso central. A capacidade de MOMENT de dessensibilizar os neurônios nociceptivos está relacionada, possivelmente, a dois fenômenos distintos: o primeiro é que a aplicação repetida da capsaicina leva ao declínio gradual da intensidade dos impulsos da dor. O segundo é a dessensibilização funcional pela perda ou redução da capacidade de resposta aos estímulos nervosos dos neurônios nociceptivos.
- Indicações
MOMENT é um creme analgésico tópico indicado no alívio da dor nos casos de: osteoartrite ou artrite reumatóide, neuralgia, herpes zóster, neuropatia diabética dolorosa e outras dores neurogênicas.

- Contra-indicações
Não utilizar em tecidos irritados ou com lesões abertas.

- Precauções e advertências
MOMENT deve ser aplicado somente externamente. Evite o contato do creme com os olhos, com lentes de contato, e com a pele irritada ou com lesões abertas. Ao ser utilizado na neuropatia pós-herpética, aplicar somente depois da ferida estar cicatrizada. Lavar bem as mãos após aplicar o creme de capsaicina. Se for usado para artrite das mãos, deixar agir por cerca de 30 minutos para então lavá-las. Não aplicar o creme em camadas densas ou em bandagens. Recomenda-se não usar MOMENT em crianças com menos de 2 anos de idade, a não ser por exclusiva indicação médica. A inalação dos resíduos de creme seco pode provocar tosse, espirros e irritação respiratória. Gravidez e amamentação: Não foram realizados estudos em mulheres grávidas, não sendo recomendado o seu uso durante a gestação nem durante a amamentação, embora a capsaicina não passe à circulação sistêmica. Pediatria: Utilizar somente em crianças acima de dois anos de idade.
- Reações adversas e alterações de exames laboratoriais
Os pacientes podem sentir uma sensação de calor, ardor e queimação no local da aplicação, principalmente durante os primeiros dias de tratamento. Estes efeitos estão relacionados com a ação farmacológica da capsaicina. Raramente a sensação de queimação local leva ao abandono do tratamento.
- Posologia
Adultos, crianças acima de dois anos e idosos: Aplicar uma fina camada do creme MOMENT, na área afetada, de 3 a 4 vezes ao dia. Pode ocorrer uma sensação passageira de queimação no local após a aplicação, que em geral desaparece após alguns dias de tratamento. O efeito analgésico pode não ocorrer satisfatoriamente se o produto for aplicado menos do que 3 ou 4 vezes ao dia, e a sensação de calor pode persistir. Lavar as mãos após a aplicação, a não ser que esteja tratando as próprias mãos e, nesse caso, lavá-las após 30 minutos. O creme deve ser massageado na pele, até desaparecerem os resíduos do produto. Caso não ocorra qualquer melhora após 7 dias de tratamento, consulte seu médico.
Fonte consultada: http://x.bulas.med.br/index.pl?C=A&V=66506F737449443D35313432266163743D73686F7752656164436F6D6D656E7473