quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Desenvolvendo sua capacidade de Correr



Se você pretende começar a correr hoje mesmo, não pense duas vezes, porque nunca é tarde para iniciar um programa que resultará em benefícios para sua saúde. Entretanto, saiba quais são suas reais possibilidades e limitações. Se você não tem um histórico esportivo desde criança / adolescente às dificuldades podem ser um pouco maiores, mas nada que um pouco de boa vontade e esforço não possa resolver. Se você sempre praticou alguma atividade física, o início se tornará mais fácil.
O aspecto motivacional é muito importante, trace objetivos possíveis a serem alcançados, como por exemplo, ser capaz de ir até um determinado ponto e voltar, perder peso coma ajuda da corrida, participar de corridas de rua, manter um bom condicionamento físico, aliviar o estresse, etc. Se tiver companhia para os treinos aí então fica mais fácil. Participar de corridas de rua para muitos que não conhecem parece uma coisa meio assustadora, como se nesse tipo de evento só tivessem corredores como Marilson dos Santos, Franck Caldeira, Vanderlei Cordeiro, Paula Radcliffe ou Paul Tergat. Na verdade eles são exceções, pois em qualquer prova de rua temos no máximo 10 candidatos à vitória e todos os outros milhares de corredores são amadores que utilizam a corrida de rua como lazer. Inclusive, talvez esse seja o único esporte em que você pode “competir” ao lado de campeões nacionais e internacionais. Tenho certeza de que você não conseguiria participar de um torneio de tênis no qual tivéssemos o Guga ou o Roger Federer jogando, ou uma partida de futebol com Kaká e Ronaldinho. Portanto, participar desse tipo de evento nos traz alegria de poder praticar um esporte democrático, no qual existe igualdade de condições para todos, o que vai variar é o treino de cada um, o histórico, a genética, etc, mas partimos todos do mesmo ponto e teoricamente nada o impede de vencê-los. Mas o mais importante, sem dúvida, são os benefícios para o corpo e mente e não a classificação na prova.
Hoje em dia é muito comum encontrarmos excelentes corredores com idade mais avançada – acima de 50 anos – correndo tanto quanto um jovem de 20 anos. Se você pensar em se tornar um corredor, e tiver acima de 40 anos, e aconselhável fazer alguns exames iniciais e repeti-los periodicamente. Essa medida é uma precaução contra algum problema que nunca se manifestou anteriormente, e contra aqueles que começam a surgir em idades mais avançadas. Para começar a correr, existem vários métodos que o conduzirão a uma boa condição. Todos eles são baseados em corridas contínuas que podem ser controladas pelo tempo ou pela distância. O importante é não ter pressa, porque a condição aeróbia se adquire em longo prazo, de forma gradual. Se você estiver totalmente fora de forma, poderá utilizar inicialmente o método de corrida intercalado. Corra dentro do seu próprio ritmo, intercalando a corrida com caminhadas, aumentado o tempo de corrida e diminuindo o tempo de caminhada. Em breve você atingirá um estágio em que consegue correr por 30 minutos ininterruptos, independente do ritmo. Este é considerado um índice bom e a partir daí os treinos tornam-se mais fáceis e o progresso mais rápido. Depois, continue aumentando o tempo de corrida, de acordo com suas pretensões. Além da corrida por tempo, você também pode utilizar a corrida de percursos. Para isso, determine uma certa distância inicial, a qual vai sendo aumentada aos poucos.
Um abraço
Luis Augusto

Um comentário:

Luis Augusto disse...

Gostei do texto, vou começar em breve.....

Joel